Torta vegana de chocolate com mirtilos e morangos

O processo de me tornar vegetariana e a migração pro veganismo me conectou com um sonho que tava lá quietinho por muito tempo: me dedicar pra Gastronomia. Fui descobrindo uma forma de expressão criativa por meio dessa arte que é cozinhar e me apaixonei. Com o tempo, passei a olhar para o prato como uma tela de pintura em branco. Tanto na arte, quanto na Gastronomia, a gente pensa nas linhas, nas cores, no formato, nos contrastes, entre várias outras coisas.

Preparar o alimento também passa por várias etapas de criação para ser entregue com aroma, gosto, textura. E quando a criação é tão linda aos olhos quanto ao estômago, melhor ainda né? ❤ Lógico que nem sempre vai ser lindo e super bem apresentado, até porque a principal função do alimento é nutrir e isso já tem uma importância imensa. Também de nada adianta a comida ser visualmente incrível e sem gosto. Por isso fazer arte com comida saborosa é tão desafiador e divertido 🙂

No Natal, eu queria provar para a família que comida vegana poderia ser linda, saudável e gostosa. Depois de alguns testes, várias misturas, surgiu essa torta! E ela ainda é muito fácil de fazer!

2018-12-08 14.42.14-1

Além de super gostosa, ela é sem glúten, porque a base é feita com amendoim, amêndoas e tâmaras. Nadica de farinha 😀 E sinceramente nunca vi base de torta mais fácil, é só colocar os ingredientes no processador e tchanran! Acomodar na fôrma e ir pro forno!

É importante cuidar o processo no forno: é bem rápido, cerca de 5 minutos, ou até a base ficar levemente tostada (com cor de caramelo mais escurinha).

Para o recheio, usei chocolate vegano 70%. Mas como sei que não é todo mundo que gosta de chocolate amargo, adicionei açúcar demerara. O gosto do chocolate amargo permanece, mas fica um pouco mais suave! O ideal é sempre ir provando pra ver se está do teu gosto 🙂

É o leite de coco que dá a textura para o recheio – e juro, não fica com gosto de coco! Depois de ir pra geladeira ele fica com uma consistência entre mousse e ganache – imagina a delícia!

Depois de retirar a base do forno, deixe esfriar alguns minutos para então adicionar o recheio. Daí é só espalhar o recheio (calmamente!) com uma colher até ele ficar lisinho. Olha essa delícia!

2018-12-06 15.51.55-1

Depois vai pra geladeira por pelo menos 4 horas pra firmar bem o recheio. Só depois que vem o momento mais divertido: a arte final! Eu sou apaixonada por essa expressão artística que a Gastronomia (principalmente na confeitaria) nos permite. Geralmente faço um desenho antes de como quero que fique o prato pra poder visualizar melhor. Vale usar flores, frutas, melado, sementes, castanhas, o que a tua criatividade quiser!

Como não amar? O que vocês acham, comida é arte ou não é? ♥ ♥ ♥

Torta bosque

TORTA VEGANA DE CHOCOLATE

  • Porções: 12 fatias
  • Dificuldade: média
  • Imprimir

Ingredientes

Para a base

2 xícaras de amendoim torrado (sem sal)

1 xícara de amêndoas

15 tâmaras sem caroço

5 colheres de óleo de coco

 

Para o creme de chocolate

3  barras de chocolate amargo vegano (270 g)

500 ml de leite de coco

5 colheres de açúcar demerara (ou melado se preferir)

3 colheres de cacau em pó

Preparo

Como faz a base?

  1. Processe o amendoim e as amêndoas até ficarem em pedacinhos menores.
  2. Adicione as tâmaras e o leite de coco e processe um pouco mais até que os ingredientes estejam bem misturados.
  3. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  4. Em uma forma de 26 cm com fundo removível, espalhe o conteúdo processado uniformemente e pressione até criar uma base, lembrando de deixar pelo menos 2 cm para as laterais da torta.
  5. Leve ao forno por 5 minutos ou até perceber que a base ficou dourada e firme. Mantenha a base na fôrma.

Como faz o recheio?

  1. Leve ao fogo baixo uma panela com o chocolate e o leite de coco, mexendo sempre, até a mistura estar homogênea.
  2. Adicione os outros ingredientes e continue mexendo para engrossar até obter uma textura de creme.
  3. Despeje o creme sobre a base ainda na fôrma.
  4. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  5. Desenforme com cuidado e decore com mirtilos, morangos e florzinhas ou outras frutas que quiser 🙂 E pronto! Seja feliz com essa delícia 🙂

 

 

 

 

2 comentários sobre “Torta vegana de chocolate com mirtilos e morangos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s